quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Inauguração da sala do Diretório Central dos Estudantes da UFPA

Na tarde do último dia 23/04 ocorreu na UFPA um fato muito importante. A reforma da sala do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPA) foi concluída e entregue para os discentes em uma cerimônia que contou com a diretoria da entidade, com o reitor e o pró-reitor de extensão e com demais alunos da UFPA. A sala ganhou um infocentro, com mais de vinte computadores para serem utilizados pela comunidade acadêmica da universidade e um espaço de lazer, que conta com uma mesa de sinuca. Realidade esta muito diferente do que se encontrava o espaço há alguns anos, onde a sala havia sido abandonada e trancada com cadeados por uma gestão que não tinha compromisso com os estudantes, nem com a entidade, mas que continua no poder até hoje.
Dois fatos chamaram muito a atenção nesse evento. Primeiro foi a placa de inauguração que foi confeccionada com os nomes apenas dos dois coordenadores gerais do DCE (Karina e Rafael Saldanha), fato que desmerece o restante da gestão e que nega o princípio da proporcionalidade, onde os dois coletivos que compõem a entidade tem representação, sobretudo porque a diferença obtida em eleição foi mínima, de apenas um cargo. Porém, em atitude arbitrária e desrespeitosa por parte dos diretores gerais, que fazem parte do coletivo AGORA SÓ FALTA VOCÊ, a placa foi feita apenas com os seus nomes, tentativa esta de personalizar uma conquista que é de todo o movimento estudantil da UFPA e não deles, principalmente porque esse coletivo foi contra a reforma da sala do DCE e contra a instalação do infocentro, sob o falso princípio de que isso iria ferir a autonomia da entidade.
O segundo fato foi que, após o encerramento da cerimônia de inauguração, um dos diretores gerais do DCE, Rafael Saldanha, do coletivo AGORA SÓ FALTA VOCÊ, tomou uma atitude inescrupulosa e digna de vergonha. Pegou a chave da entidade e disse que não passaria para o outro campo que compõe o DCE, sob a alegação de que como era o diretor geral, a chave teria que ficar com ele e com mais ninguém. Minutos antes, ele fazia um discurso dizendo que o DCE era de todos os estudantes, porém, tentou, assim como na questão da placa de inauguração, tomar para si uma conquista que não é dele em particular. Ou seja, seu discurso inicial não passou de demagogia!           
Nós do coletivo UFPA QUE QUEREMOS fazemos um alerta hoje. A atual gestão do DCE/UFPA, que nada fez durante todo esse ano, não age em favor dos estudantes, mas sim em benefício próprio, tentando personalizar conquistas e dando golpes na oposição quando se ausenta das reuniões para deliberar sobre assuntos importantes, como a chamada das eleições da entidade para o ano de 2011, porque tem medo, pois nada fizeram pela entidade e se mantiveram ausentes das lutas por uma UFPA melhor, com condições dignas de estudo para os estudantes.

Um comentário:

  1. Otimo post mano, tá escrevendo muito bem, acho que podemos dizer que temos um novo blog politico q vai ter uma boa escrita.

    ResponderExcluir

Podem discordar, criticar, reclamar, etc. Enfim, expressem suas opiniões. Só não vale ofender!