terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Comissão eleitoral paritária para a eleição do DCE-UFPA 2012


Ontem (30/01), em reunião da diretoria do DCE-UFPA para deliber sobre a calourada 2012 e eleição que acontecerá no inicio de abril, ocorreu um fato inédito. PSOL e PSTU, que no último CEB (Conselho de Entidades de Base) Eleitoral do semestre haviam votado contra uma comissão eleitoral paritária (3 membros da situação e 3 da oposição), fizeram uma avaliação negativa e adimitiram que estavam equivocados ao tomar tal atitude. Em conjunto com as outras forças políticas (UJS e Kizomba), acordaram que a comissão seria paritária, pois deste modo, as eleições seriam mais democráticas do que com uma comissão eleitoral ímpar (3 membros da situação e 2 da oposição).
Porém, não pensemos que esta atitude foi tomada com a melhor das intenções. Segundo apravado no último CEB, quatro vagas da comissão eleitoral seriam divididas por entidades que fazem parte do DCE: 1 pra majoritária da UNE; 1 pra oposição da UNE; uma pra UAP; e outra pra ANEL. A última vaga seria decidida em reunião da direção do DCE. PSOL e PSTU tem uma diretoria a mais  que o coletivo UFPA QUE QUEREMOS no DCE. Teoricamente, a última vaga seria deles. Teoricamente! Não sei qual foi o motivo, mais apenas 8 diretores do PSOL e PSTU apareceram na reunião de ontem. Enquanto que 9 diretores do campo de oposição se fizeram presentes, ou seja, a minoria se tornou maioria na reunião. Sendo assim, não seria uma atitude muito inteligente do PSOL e PSTU votar o último membro da comissão eleitoral. Para garantir que a eleição seja conduzida da maneira mais democraticamente possível, UJS e Kizomba (COLETIVO UFPA QUE QUEREMOS) aceitaram que a comissão eleitoral fosse paritária.
Oportunismo ou não de PSOL e PSTU, o COLETIVO UFPA QUE QUEREMOS (UJS e Kizomba) tem a responsabilidade e o compromisso de fazer com que o processo eleitoral seja transparente e democrático, dando a garantia de que todas as forças políticas tenham igual peso nessa comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem discordar, criticar, reclamar, etc. Enfim, expressem suas opiniões. Só não vale ofender!