segunda-feira, 17 de outubro de 2011

UFPA é beneficiada pela Lei do Incentivo ao Esporte e lança projetos que incentivam práticas esportivas nos campi



Representantes de empresas, parlamentares, dirigentes e estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) participaram, na manhã desta sexta-feira, 14 de outubro, do lançamento de dois projetos da Universidade beneficiados pela Lei de Incentivo ao Esporte. Todo valor que as empresas investirem nos projetos “Jogos Internos” e “Esporte na UFPA” pode ser integralmente reduzido do imposto de renda relativo a 2011. Esta é a primeira vez que uma instituição do Estado é beneficiada por esta Lei. Os recursos serão aplicados nos projetos ao longo do ano de 2012 e devem mobilizar mais de 20 mil universitários.


Cinco modalidades esportivas - futsal, handebol, futebol, vôlei e xadrez – serão contempladas pelos projetos que podem arrecadar até R$ 2,5 milhões, que serão descontados do imposto de renda das empresas que investirem os recursos na UFPA. Os Jogos Internos 2012 reunirão mais da metade dos estudantes de graduação da UFPA e devem mobilizar, também, professores e técnicos. Já o “Esporte na UFPA” incluirá aulas sobre modalidades esportivas e diversos outros apoios aos estudantes participantes.


Investimentos na UFPA beneficiam toda a sociedade paraense - “Queremos integrar as ações de esporte dentro da UFPA e provocar os estudantes para as discussões sobre o corpo, o lazer e tendo o esporte ainda como espaço de interação e convivência que promove uma educação que vai além do stricto senso”, conta Fernando Arthur Neves, pró-reitor de extensão da UFPA (Proex).


Segundo o dirigente, os investimentos no esporte dentro da Universidade beneficiarão indiretamente a sociedade paraense como um todo uma vez que a infraestrutura montada para as atividades ligadas aos dois projetos ficará à disposição dos moradores das cidades para serem utilizadas em outras atividades “o que é de suma importância por conta das nossas carências de espaços e de equipamentos públicos para as práticas esportivas”, declara.


Isso sem contar o efeito multiplicador que uma cultura esportiva e de atividades físicas incentivadas na Universidade pode impactar na sociedade em geral ao longo do tempo, na medida em que muitos profissionais têm sua formação na UFPA. “Tenho uma grande expectativa sobre estes projetos que podem ajudar a preencher uma lacuna, promovendo o esporte como um agente de desenvolvimento humano e social e ainda como um elemento integrador de pessoas, projetos e iniciativas”, defendeu o reitor da UFPA, Carlos Maneschy.


Ginásios de esporte em todos os campi da UFPA - Os novos projetos estão entre as várias ações da UFPA na promoção do esporte. Aproveitando a oportunidade, o vice-reitor Horácio Schneider, informou que recentemente esteve em Brasília apresentando na Câmara dos Deputados proposta de emenda de bancada para a Federal paraense, onde, entre outras demandas, estava a construção de quadras poliesportivas nos dez campi da Instituição espalhados pelo interior do Estado. O vice-reitor falou também da sua satisfação pelo lançamento de projetos desta natureza, “que possibilitam o desenvolvimento do esporte entre nossos alunos e servidores”.

 
Já o presidente da Associação dos Amigos da UFPA, José Olímpio Bastos, lembrou que “uma simples caminhada pode fazer muito pela melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas e a UFPA é um espaço propício para o esporte e já é referência para os moradores do Guamá e da Terra Firme” e disse, ainda, que a Associação sempre acreditou na importância do esporte na Instituição. A terceira ação dos Amigos da UFPA, inclusive, foi a revitalização do ginásio da UFPA, localizado em Belém.


Federações –  O lançamento dos projetos também contou com a presença da Federação de Esportes Universitários (Feup), Lucílio Nert, que lembrou que a UFPA é heptacampeã dos jogos universitários paraenses e que o Pará é o Estado brasileiro com o maior número de universitários de uma instituição pública entre sua delegação. O projeto da UFPA de uso da Lei de Incentivo ao Esporte foi usado por outras 37 universidades brasileiras para candidatarem-se ao benefício, sendo este o primeiro passo para estruturar uma etapa nacional dos Jogos Internos Universitários 2012.


Também estiveram presentes no evento o deputado federal Arnaldo Jordy e os representantes dos deputados estaduais Celso Sabino, Manoel Pioneiro e Airton Falero. Além de Racquel Fonteles, representando o Bando do Estado do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem discordar, criticar, reclamar, etc. Enfim, expressem suas opiniões. Só não vale ofender!