terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Eleição para o Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS): falta de interesse político ou mudança no perfil dos discentes? – Parte II


Ontem (05/12) o curso de Ciências Sociais teve mais uma prova de que o processo eleitoral 2011 para a composição da nova diretoria do CACS está sendo um fiasco total! No debate ocorrido, a participação dos estudantes foi ínfima. Pela manhã, mesmo não havendo aula para algumas turmas, não ouve debate por falta de quórum. À noite, apenas doze pessoas participaram, sendo que sete eram da chapa que “disputa” a eleição. Ou seja, apenas cinco estudantes, de fato, estavam por serem convencidos a votarem na chapa.
O que percebi no debate de ontem foi que a Chapa “Ciências Sociais que Queremos”, sob o rótulo de “            organizar os estudantes de acordo com suas necessidades”, demonstra ainda uma desconexão de discurso entre seus integrantes (PSTU/PSOL/PT/‘Independentes’). Quando questionada – por um membro da chapa que estava na platéia – sobre a divisão do curso entre licenciatura e bacharelado houve discordância entre os debatedores. Um demonstrou opinião favorável à postura adotada pelo Centro Acadêmico (Gestão 2011) no que tange esse processo, enquanto que outros se posicionaram contra.
Outras questões foram postas no debate, porém não houve polêmicas – fato que continua demonstrando uma eleição atípica.
Assembléias esvaziadas, uma chapa inscrita, campanha sem repercussão nenhuma, debate sem público... Definitivamente já não se faz eleição para o CACS como antigamente!

9 comentários:

  1. Uma das missões dessa chapa unica e tenta descobrir o descaso ou descredito dos discentes em relação ao C.A. avaliar gestões anteriores vejo como o primeiro passo ...

    ResponderExcluir
  2. Reforço as palavras de Mendes.
    "Infelizmente" não conseguiste escrever sua chapa nas 2 semanas de período de inscrição. Deve ter sido frustante, aponto de tentares uma reabertura do período de inscrição,. Mas como disseram a acima suas propostas, como a dos outros estudantes, serão importantes.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Até agora estou extremamente frustrado por não conseguir montar uma chapa em duas semanas. Não durmo e não como desde a inscrição das chapas. Também choro todas as noites lamentando o fato. Até tentei suicídio, mais me tomaram a arma segundos antes de apertar o gatilho...Enfim, sou outra pessoa depois disso, demasiadamente triste e sem vontade de viver. Minha vida, a partir de agora, se divide em antes e depois da inscrição de chapas para o CACS 2012.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkk! tu és fod! jorge!
    mas mudando de "pau pra cacete".
    Cara vi ontem uma “coisa” que “te pertence”. Bichooooo! Parabéns meu amigo (se é que eu posso lhe chamar assim! Kkkk), não darei detalhes aqui pq não seria legal, mas acho que vc já sabe do que estou falando.

    ResponderExcluir
  5. "camarada". kkk.
    Seguinte Cara, sou a favor e parabenizo todos os blogs criados com o intuito de trazer para discussão os acontecimentos relacionados ao curso de ciências sociais e principalmente ao C.A.
    portanto, Parabéns mesmo! Espero que sua iniciativa e preocupação sejam compartilhadas por mais alunos.
    Só gostaria de atentar para algumas observações pertinentes a suas considerações a respeito da chapa e sua “desconexão”. Não sei se o termo seria bem esse, pois o que há ai não é, uma desconexão, e sim, opiniões diferentes e essas situação não ocorrem somente nesse assunto “divisão do curso em bacharelado e licenciatura”, pois como você mesmo observou a referida chapa é composta por diferentes ideologias partidárias ou de instituições representativas dos interesses estudantil, mas o que há entre esses que os uniram? Claro que você já sabe que fora o interesse pela construção de um centro acadêmico voltado para exatamente o que você esta destacando no seu blog “o problema das evasões ou desinteresses dos estudantes para com o C.A.”. gostaria de reforçar aqui que você sempre será bem vindo para colaborar com suas brilhantes observações sobre essa problemática, pois até então ninguém conseguiu nos responder a essa sua dúvida que diga-se de passagem não é só sua: “ qual o motivo que leva a esse desinteresse dos alunos para com as atividades voltados para os discentes?” você já levantou uma possibilidade, “o perfil dos alunos esta mudando”. Certo! Podemos começar a tentar explicar essa problemática por ai, mas ai teríamos que tentar ver o porquê disso ou a causa dessa mudança e porquê ela estaria causando tal mudança?
    Outra situação, mas acredito que não foi sua intenção, é que fica parecendo que o desinteresse pode ter sido motivado ou causado pelas pessoas que se proporão a participar da chapa mesmo com suas divergências, é claro que não é esse o motivo, mas me pareceu ao ler seu texto que isso ficou um pouco subentendido.
    Quanto ao problema da inscrição da chapa: “os dezoitos inscritos na chapa, oito não apresentaram a documentação completa para atingir o quórum mínimo de onze nomes para que seja efetivada a homologação da mesma.” Esse problema já foi resolvido todos conseguiram sua inscrição, perdão! Somente uma pessoa ficou de fora, mas ela também irá fazer parte da gestão como uma assídua colaboradora.
    Ontem possamos na turma de 2011 e para nossa surpresa fomos ovacionados pela turma e recebemos depois nos corredores diversos apoios de alunos veteranos que estão apostando em nossa gestão e uma coisa que atentei foi que todos, ou muitos de nós, temos grandes e mirabolantes idéias para contribuir com o C.A., mas infelizmente poucos de nós querem ou podem “arregaçar as mangas” para trabalhar o que é uma pena! E aponto esse problema também como um dos causadores dessa evasão ou desinteresses no que discutimos a cima, mas nós da chapa já atentamos para esse referido problema e estamos vendo como podemos aproveitar todas as idéias ou o mínimo de tempo disponível dessas pessoas para nos ajudarem e sei amigo que esse também possa ser seu problema (falta de tempo parta nos ajudar), mas esperamos contar com você e todos os que estejam dispostos a somar com a gente. Estamos agora tentando por em prática tudo aquilo que entendemos por melhor para essa instituição. Por tanto mais uma vez venha participar com a gente, esqueça as paixões pessoais (partidárias, “amorosas”kkkkkk essa parte pula” ou até mesmo individuais) para fazermos um centro acadêmico diferente e melhor.
    Valeu amigo e sucesso no blog.

    ResponderExcluir
  6. Não briguem crianças... é do conhecimento de todos que a única chapa que orienta as decisões do bloco já existe a muito tempo! rs

    Chapa "XEROX DO Ab - mandando em tudo pra valer!"
    Todo poder está com o Inaldo, o único que concentra independentes e partidários no mesmo espaço e ainda deixa eles saírem de lá sorrindo! hauhauahuahua

    Beijos, querid@s!

    ResponderExcluir
  7. Foi muito simples o descaso dos estudantes do Curso com essa eleição. Tudo foi decidido em assembleia, a Comissão de Eleição, não fez o famoso, passar em sala, para chamar para as eleições. A chapa única, não se preocupou tambpém em passar em sala, graças ao sentimento de "já ganhei!" o colega Mendes fala que passou na sala dos Calouros, mas na 2008 noite, ninguem passou. NINGUEM, não tiveram o minimo de consideração em passar nas salas dos veteranos para mostrar a sua chapa e mostrar uma parte de seus integrantes, então além de tudo, os propios discentes participantes da chapa não chamaram os alunos pro debate e consequentemente, ninguem foi, por falta de interesse mutúo. Não adianta dizer que é o objetivo da chapa entender o porque desse desinteresse, pois não é, se fosse, tinha massivamente feito campanha na Internet, corpo a corpo, passar em sala, a propria panfletagem foi feita a partir de ontem e os cartazes nos corredores só me diziam o nome da chapa! Essa "ciências sociais que queremos" se mostrou muito apática e não tentou combater esse desinteresse, só perpetuou, com o sentimento de "já ganhou".

    ResponderExcluir
  8. Em resposta ao amigo Grander@o:
    Gostaria meu amigo de inicialmente lhe pedir desculpas pela má impressão que causamos, pois realmente você tem razão. Os integrantes da chapa não passaram em sua turma e estendo esse pedido de desculpas a todas as outras turmas que não passamos, já que lhe confesso que não passamos em outra somente a dos calouros, entretanto iremos sim fazer isso (passar nas salas dos veteranos e de todas as outras salas), mas isso meu amigo não foi pelo motivo que você mencionou foi por outros problemas que internos da chapa que não quero tomar seu tempo explicando aqui, mas lhe reforço iremos passar em sua e outras salas sim! Quanto a sua critica a comissão eleitoral não me sinto autorizado e nem tenho o conhecimento do real motivo que lhes fizeram tomar essa decisão, mas irei contatá-los para pedir e exporem tal informação.
    Quanto a campanha tal vez você tenha razão, mas isso é uma interpretação minha e não dos demais integrantes da chapa, a falta de um concorrência de eleição “esfriou” um pouco essa campanha, porém esse: “clima de já ganhou” que você se refere não fez parte de nossas avaliações.
    Aguarde que iremos passar em sua sala para “dar a cara a tapa” e lhes expor melhor a nossa intenção de trabalho e sinta-se convidado a fazer parte desse grupo que tentará dar uma nova cara ao que entendemos ser uma “representação estudantil”

    ResponderExcluir
  9. Fala Jorge, blz? Seguinte cara peso licença a você para expor no seu blog um comentário que estou ansioso para fazer sobre um evento que esta acontecendo nesses dias na sala do C.A. o que eu quero é parabenizar o empenho de algumas pessoas em manter o C.A.C.S. em bom estado estou me referindo ao projeto da atual gestão em reformar (pintar e mudar a parte elétrica) da sala do C.A. acredito que a próxima gestão, na qual eu faço parte, terá que se esforçar muito para manter tal empenho e gostaria de ser mais específicos as pessoas ais quais estou me referindo, portanto cito o nome de Jorge, Elana, João (77 já! Kkkkk), Rômulo, Willian, Ysa (a lixadeira) Kelly (que mostrou todo seu Don de “Pererão” oooo pintor.kkkkkkk) e outros aos quais não estarei fazendo jus, por não lembrar deles aqui, sendo assim peso-lhes desculpas desde já.
    Estou fazendo essa referencia, pois senti um ambiente de trabalho coletivo muito bom enquanto estive no local referido durante o trabalho e gostaria de manter essa situação para a atual gestão que tentará harmonizar entre “gregos” e ”troianos” que o objetivo de trabalho em pró de um C.A. melhor é esse e que todos podemos ter críticas e divergências ideológicas, mas quando temos um objetivo em comum podemos nos unir para formar um grupo mais coeso.
    Portanto parabéns outra vez a essas pessoas que superam suas paixões pessoais e lutam a favor de um denominador comum “os interesses dos estudantes de Ciências” Sociais”. A aproveito para recrutar força de trabalho, pois ainda não terminamos e nessa segunda-feira (12/12/2011) irá continuar o trabalho a partir das 9 horas da manhã parando para o almoço e não tem hora para acabar.

    ResponderExcluir

Podem discordar, criticar, reclamar, etc. Enfim, expressem suas opiniões. Só não vale ofender!